Formiga / MG - terça-feira, 30 de abril de 2024

NEFRECTOMIA

Esta cirurgia está indicada para pacientes com presença de tumores localizados nos rins. Pode ser feita retirada parcial do rim ou de todo ele associada ou não com a saída do ureter e da  glândula suprarrenal. A escolha pela melhor opção cirúrgica vai depender da localização e tamanho do tumor.

Fig. 1 – Desenho demonstrando grande tumor localizado na região superior do rim. Neste caso há necessidade da retirada completa do rim.

 

Geralmente é realizada anestesia geral complementada ou não com outra anestesia para ajudar no controle da dor após a cirurgia. A incisão utilizada pode ser lateral com retirada da 11a. costela (lombotomia), que dará maior acesso ao rim ou no centro do abdome, do final do esterno até pouco abaixo do umbigo. Também pode ser realizada por videolaparoscopia.

 

 

Fig. 2 – Paciente posicionado lateralmente para realização da cirurgia por lombotomia.

 

É considerada uma cirurgia mais delicada, onde há maior risco de sangramento vultoso devido a presença de grandes vasos arteriais e venosos. A recuperação é um pouco mais demorada e demandará mais paciência por parte do doente e familiares.