Algumas pessoas apresentam um estreitamento (estenose) na região que liga o rim ao ureter, e essa alteração pode levar a alguns problemas, como: infecção, dor e perda da função renal.
Existem vários métodos para tratamento desse problema, no entanto, a mais utilizada, e que apresenta as melhores taxas de sucesso, é a pieloplastia. Esta técnica consiste em retirar a região de estreitamento, nova ligação entre o ureter e o rim com pontos e colocação de um cateter (duplo J), que facilitará e moldará a cicatrização. Esta cirurgia é realizada preferencialmente por videolaparoscopia, onde são realizadas pequenas incisões para introdução da câmera e dos instrumentos utilizados durante o procedimento.
Fig. 1 – Etapas cirúrgicas da pieloplastia.
O paciente permanece somente 2 a 3 dias internado e, em aproximadamente 6 semanas é programada a retirada do cateter duplo j.
Existem também as técnicas endoscópicas (pela uretra) usadas para tratar esta alteração, mas têm suas indicações limitadas a situações especiais, que serão avaliados pelo médico.